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Tod Browning

Nascido Charles Albert Browning Jr. no dia 12 de julho de 1880, Tod Browning foi um dos mais renomados diretores de sua época, além de ser ator e roteirista. Sua carreira teve início no cinema mudo, estendendo-se pelo cinema falado. Embora tenha trabalhado com os mais diversos gêneros, foi no terror que produziu verdadeiras obras primas, tais como Dracula e Freaks, 1931 e 1932 respectivamente, com a ajuda de Lon Chaney, seu ator preferido. Fascinado pela arte desde a infância, foi no circo que começou a dar os primeiros passos para alcançar seu objetivo. Aos 16 anos de idade, fugiu de casa para unir-se a uma companhia circense , onde viajou por muitos anos desempenhando os mais diferentes trabalhos, desde locução até interpretação. Posteriormente, em meados da década de 10, começou a trabalhar como diretor de teatro em Nova York, onde conheceu DW Griffith, vindo a juntar-se a ele e a Biograph Company até 1913.

Com a saída de Griffith da Companhia, Browning o acompanhou até a Reliance-Majestic Studios e atuou em mais de 50 filmes até 1919. Em 1915, enquanto dirigia, bateu o carro num trem em movimento e quebrou a perna; Elmer Booth e George Siegmann, que também estavam no carro, sofreram ferimentos graves, e Elmer não resistiu e faleceu no local. Em recuperação, Browning continuou escrevendo até lançar seu primeiro filme, The Lucky Transfer de 1915. Na Metro Studios lançou The Eyes of Mystery; Reveng; Peggy, the Will O' the Wisp e The Jury of Fate, os dois últimos estrelados por Mabel Taliaferro. Em 1918, após deixar a Metro Studios, juntou-se a Bluebird Productions e produziu, juntamente com Irving Thalberg e Lon Chaney, o drama The Wicked Darling, no ano seguinte.

Apesar de manter uma boa sequência de produções, a morte do pai durante este período, fez com que Browning entrasse em depressão, e começasse a consumir álcool em excesso. A consequência desta fase culminou com sua separação e a perda do emprego. Isso fez com que ele reavaliasse sua condição, e pouco tempo depois assinasse um novo contrato com a MGM. Isto trouxe-lhe a esposa novamente ao seu convívio e sua carreira revitalizou-se com a produção The Day of Faith, que na época foi um enorme sucesso de bilheteria. Da década de 20 até o início dos anos 30 produziu: The Unholy Three, com Thalberg e Chaney; The Unknown com a ilustre presença de Joan Crawford, e que serviu como um antecessor de Freaks; London After Midnight, o primeiro filme vampiresco de Browning, que após um incêndio foi destruído e só ganhou nova versão em 2002 e The Thirteenth Chair, o primeiro filme falado que contava com Bela Lugosi no elenco e marcava uma nova fase de Tod Browning no cinema.

No começo da década de 30, foi contratado pela Universal Pictures para dirigir Dracula. O filme estrelado por Bela Lugosi em 1931, é considerado até hoje, um clássico. No mesmo ano lançou um de seus filmes mais polêmicos, Freaks; que infelizmente, foi um fracasso de bilheteria, na época. Em 1933, tendo como protagonista John Gilbert, lançou Fast Workers, posteriormente Mark of the Vampire, The Devil-Doll e seu último filme Miracles for Sale, de 1939. Antes de aposentar-se, fez alguns trabalhos na MGM e instalou-se em Malibu. Browning perdeu a esposa em 1944 e logo em seguida foi diagnosticado com câncer na garganta, sendo submetido a uma cirurgia. Em 1959 sofreu uma nova perda com a morte do irmão. Três anos mais tarde, no dia 6 de outubro, faleceu aos 82 anos de idade.

Como bem sabem estamos próximos do Halloween (Dia das Bruxas), portanto peço licença para dedicar este período a alguns diretores que marcaram presença no cinema mundial explorando o gênero terror.

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